quinta-feira, 15 de abril de 2010

' equilibrar é que é difícil '

Por mim:

' Seguramente, sempre estamos divididos entre o que é certo, e o que achamos ser certo '

Li uma vez que, nunca poderemos saber se algo é bom sem antes nunca ter o provado, e sabe, analisando por outro ângulo, realmente é impossível sabermos se algo é bom se não o provamos antes.
Creio que o certo é basicamente isso, certo não é apenas tudo aquilo que por acaso estar em uma lista de 'direitos e deveres', ou em leis formuladas por pessoas antigas, que habitualmente seguiam-na à risca com grande temor.

O que é certo?

Dicionário: um adjetivo [algo] que indica exatidão.

Vendo em alguns comentários na internet, descobri que as pessoas estão sempre muito preocupadas com as regras sociais, e que o certo pra elas está totalmente ligado com o estilo de vida, com o que o outro pensa, com os limites e deveres de cada um, com o espaço de entrada e saída, e até onde vai a privacidade alheia.
Outras até questionam duramente sobre o que é certo dentro de uma sociedade contemporânea como a nossa, ligam o modelo de certo aos improvisos e ensaios de felicidade momentânea.

Agora refletindo o que é certo pra mim, dentro da minha visão e dos meus limites e anseios, descubro que, certo é apenas um adjetivo como diz no dicionário, uma palavra que define uma exatidão, mas que é mutável e se adequa a você, a suas escolhas, aos seus desejos.
Porque ser certo em terra de iguais, é apenas ser mais um, por que a certeza, como já dizia um professor da universidade em que estudo, ' é a coisa mais incerta dentro da sociedade ', por que nada nos garante como senhores e donos de atos tão perfeitos a ponto de ser taxados de certos, por isso que desdobro-me para idealizar por todos que não se acham dignos de dizer:

SIM, SOU CERTO E ESTOU CERTO!!!!!!!!!


Doa em quem doer, prevalecerei no meu estilo de viver,
por que sou a anfitriã na minha festa,
a dona dos meus caminhos,
eis que o livre arbítrio seja digno de cada um,
que sejamos livres e criadores de questões,
que indaguemos a complexidade do mundo,
mas que saibamos que,
a cada um,
fora destinado um modo,
um jeito,
uma vida,
conduzida por ele mesmo.

[Karine Vieira]

Um comentário:

  1. Eis aqui uma das mais árduas missões, descobrir o equilibrio, o limite dosado, sem exceder e sem ser de menos, viver com base na permanencia, e inerte? E se viver perigosamente for muito bom? e se as vezes ultrapassarmos algumas regras para descobrirmos que a "regra' estava ultrapassada? e se... e se... É melhor ir vivendo, descobrindo e redescobrindo, é melhor VIVER!

    ResponderExcluir